20090409

: New Joy :

Joy Division - Atrocity Exhibition (1980)





Gosto de New Order. E gosto muito de Joy Division. O engraçado foi quando eu descobri (passado um tempinho) que as duas bandas tinham três coisas em comum: Bernard Summer, Stephen Morris, Phil Cunnigham. Estes três elementos faziam parte dos Joy Division e formaram os New Order uns meses após o suicídio de Ian Curtis, o vocalista da primeira banda.

Os Joy Division [o nome veio do livro "House of Dolls", de Karol Cetinsky. Nesse livro Joy Division (Divisão da Alegria) é o nome dado para a área onde as mulheres judias são mantida prisioneiras e "oferecidas" sexualmente aos oficiais nazis] eram uma banda inglesa Pos-Punk que teve um enorme sucesso enquanto durou (1977-1980), tendo portanto uma grande influência do movimento punk. Veio o primeiro álbum da banda, Unknown Pleasures (1979), albúm este que causou grande alvoroço entre o público e a crítica, devido à sua sonoridade soturna e às letras intimistas. No ano seguinte, o quadro clínico de Ian piorou, com o agravamento da sua epilepsia e dos problemas conjugais, tendo cometido suicídio em Maio de 1980, um dia antes da viagem dos Joy Division para os Estados Unidos, onde fariam a sua primeira toorne internacional. Devido a problemas na tiragem, Closer tornou-se um álbum póstumo, só sendo lançado em Julho.

Se tiverem oportunidade vejam o filme Control (2007), baseado na vida de Ian Curtis.


Os New Order (ideia de mudança e de renascimento), foram um dos nomes da música popular que mais contribuíram para a difusão da música electrónica, ao lado de bandas como os Depeche Mode e os Pet Shop Boys. Pioneiros na ligação da música electrónica ao Rock, revolucionaram a que é hoje conhecida como Dance Music. Até hoje lançaram 7 albúns.



Aqui ficam com uma dos New Order - Crystal (2001)



3 comentários:

  1. New order sucks! Joy Division is goodiii!

    ResponderEliminar
  2. Já conhecia um pouco da história, mas descobri aqui algumas novidades.
    New Order são a minha banda de eleição de sempre :)

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida, têm um som muito diferente e até mesmo viciante! Não sucks nada Verismile! :)

    ResponderEliminar